Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ADALBERTO JUNG ( Coração ) Pilotando a lancha passageira

ADALBERTO JUNG ``O CORAÇÃO´´Adalberto Jung (coração), no Rio Grande do Sul ,foi um grande empresário no ramo da navegação de transportes fluviais de passageiros pelos rios e lagoas do RS. foi muito importante para o desenvolvimento das populações ribeirinhas,que utilizavam os barcos do ``coração´´,para se locomoverem até a capital gaúcha ou para o interior. as lanchas passageiras mais conhecidas foram : LILA e a GRAÚNA,existia ainda, muitas outras lanchas passageiras do tio coração das quais não lembro o nome.

Estas barcas passageiras, tinham horários,e enquanto uma ia descendo o rio,muitas vezes se cruzava por outra que vinha subindo, carregada de passageiros,estas lanchas passageiras, do tio coração. obs: coração foi o apelido de infância de meu tio Adalberto Jung, pois sua mãe,o chamava quando menino,de: ``meu coraçãozinho´´, então, com o tempo, o chamavam de Coração, Seu Coração, Tio Coração, Coração, e assim ficou muito conhecido no Rio Grande do Sul Adalberto Jung, o Coração.

Seus barcos na chaminé tinha 2 corações vermelhos desenhados como emblema. as lanchas eram compridas,e tinha duas carreiras de poltronas em seu interior, havia também wc para higiene, e cabine do timoneiro, o comandante que governava cada embarcação. as lanchas saiam de Porto Alegre,com destino á :Santo Amaro,passando por São Jerônimo,Triunfo,Porto Batista, General Câmara, Porto Ely, e região(obs.: há uma rua na localidade de Porto Batista ,na cidade de Triunfo RS com seu nome: rua Adalberto Jung , escreveram com `´y´´ mas seu sobrenome era escrito com J...e a pronuncia se lia ``Iungue´´,se escrevia: Jung) na volta, além de passageiros com destino a Porto Alegre,vinha recolhendo mercadorias dos colonos,balaios com :mandiocas,abóboras,frutas,e tarros de leite deixado sobre trapiches as margens dos rios.

Era lindo de se ver nas décadas de 50,60 e70 as lanchas do coração cruzar pelo rio Jacuí,fazendo um grande bigode de água em sua proa;e deixando ondas nas margens do rio sacudindo as vegetações. a gente acenava para o barco,que fazia uma curva no rio e chegava até a gente para embarcarmos, bastava acenar quando a lancha passava, que ela parava para o embarque.


***se você têm alguma foto,algum outro relato sobre as lanchas do coração nos envie;vamos juntos manter vivas nossas memórias gaúchas.


Escreva para o radialista Jota Pedroso E-mail:  jotapedrosoma@gmail.com      Escrevi estes textos,após consultar a internet,e verificar que não havia nada sobre este grande empresário gaúcho das décadas de 50,60 e 70 que foi Adalberto Correia Jung ``o coração´´foi meu tio avô,irmão de minha avó Adelaide Guilhermina Jung de oliveira .se você tem alguma foto ou relato referente as lanchas do coração,nos escreva.

Canoas/RS 25 de abril de 2008

E-mail : jotapedrosoma@gmail.com
com grande abraço.

Radialista JPedroso RS Brasil.
MTB 67593 s. 583
M.Sind.Radialista:11.660
Reg.Prof. 4.875